Cadastrar Adicional

Cadastrar Adicional

Você está aqui:
< Todos os Tópicos
Índice

Perfis envolvidos

  • Gestor Financeiro: Habilita o usuário a acessar as operações do módulo de financeiro e relacionadas a financeiro do módulo de administração de pessoal.


Nesta funcionalidade, o gestor poderá cadastrar Adicionais para determinados servidores que trabalharam em condições especiais.

Para Cadastrar Adicional existem dois caminhos:


SIGRH → Módulos → Administração de Pessoal → Financeiro → Movimentação Financeira → Cadastrar Adicional.

SIGRH → Módulos → Financeiro → Financeiro → Movimentação Financeira → Cadastrar Adicional.


O sistema exibirá a tela Dados do Adicional onde o usuário deverá informar os dados referente ao Adicional do servidor para o cadastramento.

Add1.png
FIGURA 1


Para realizar o cadastro será necessário informar os seguintes dados sobre o Adicional:

  • Servidor: o usuário deverá informar o nome do servidor;
  • Categoria: trata-se do perfil do servidor em relação a Instituição. Esse campo será visualizado e preenchido automaticamente após o campo Servidor ser informado;
  • Vínculo de Ocorrência;
  • Data de Início;
  • Data de Término;
  • Mandato Judicial: será necessário informar se o adicional possui um mandato judicial. Para isso, selecione a opção Sim ou Não;
  • Número do Processo: esse campo será visualizado apenas se o Adicional possuir mandato judicial. Logo, o usuário deverá informar o número do processo referente ao documento.
  • Tipo de Adicional: o usuário deverá informar o tipo de Adicional que deseja cadastrar, podendo optar por Atividade Penosa, Insalubridade, Irradiação Ionizante, Periculosidade ou Raio-X;
  • Percentual: será necessário informar o percentual relacionado ao Tipo de Adicional. O usuário poderá optar por 10, 20, 5 ou Não Informado.


Caso o Adicional possua mandato judicial, o item Realizar aplicação de descontos relativos às ausências do servidor ocorridas no período especificado por este adicional durante a realização dos cálculos do bônus de tempo trabalhado em condições especiais para os cálculos de aposentadoria será exibido na tela. Selecione-o se desejar realizar o cadastro com base neste critério.


Além de informar os dados relacionados ao Adicional, o usuário poderá também disponibilizar dados sobre a portaria de localização, na área Informações da Portaria de Localização presente nesta tela. Os seguintes dados poderão ser informados:

  • Portaria de Publicação da Localização;
  • Data da Portaria de Publicação da Localização;
  • Boletim Publicado;
  • Data da Publicação;
  • Portaria de Localização: neste campo, o usuário poderá anexar um arquivo no cadastramento. Para isso, clique em Selecionar Arquivo. Caso opte por esta operação, os três primeiros campos relacionados a portaria serão de preenchimento obrigatório.


Nos campos Data de Início, Data de Término, Data da Portaria de Publicação da Localização e Data da Publicação o usuário poderá selecionar a data através do calendário virtual ao clicar no ícone .


Caso desista da operação, clique em Cancelar. Em seguida, confirme a caixa de diálogo que surgirá. Esta operação será válida sempre que esta opção estiver presente.

Para exemplificar informamos Servidor Nome do Servidor, Data de Início 01/01/2010, Data de Término 01/01/2011, Mandato Judicial Sim, Número do Processo 12569.874569/3125-67, Tipo de Adicional Insalubridade, Percentual 10 e a opção Realizar aplicação de descontos relativas a ausência do servidor selecionada.


No caso de possuir laudos, será exibida a tela Laudos Cadastrados para a Unidade em Exercício deste Servidor com os laudos cadastrados no sistema que podem ser vinculados ao adicional.


Para visualizar um laudo, clique no ícone . Dessa forma, a tela Detalhes do Laudo será exibida com os Arquivos Anexados no sistema.

Add - detalhes.png
FIGURA 2


Para fechar a tela, clique em Fechar.

Para visualizar os arquivos referentes ao laudo, clique no ícone presente nesta tela. Então, uma caixa de diálogo será exibida sobre a abertura do arquivo e a realização de seu download.

Add0.png
FIGURA 3


O usuário poderá também adicionar um laudo ao processo. Para realizar esta operação, deverá clicar no ícone correspondente ao documento que deseja adicionar. Logo, a tela Dados do Adicional será exibida incluindo a tela Dados do Laudo, onde o usuário poderá visualizar ou remover o documento do cadastro.

Add2.png
FIGURA 4


Para retornar para a página inicial do módulo, clique no link Administração de Pessoal ou Financeiro, de acordo com o perfil do usuário.

Para a visualização do laudo, o usuário deverá clicar no ícone . A tela Detalhes do Laudo será exibida, como já abordado neste manual.

Para remover o laudo, clique no ícone . Dessa forma, o laudo será removido do cadastramento.

Para realizar o cadastro, clique em Cadastrar.

Dessa forma, uma mensagem de sucesso será exibida na tela confirmando o procedimento.

Sigrh026.png
FIGURA 5
Cadastrar Adicional