Cadastrar veículo

Cadastrar veículo

Você está aqui:
< Todos os Tópicos
Índice

Esta funcionalidade permite ao usuário cadastrar um veículo da frota. O cadastramento da frota de veículos consiste no armazenamento de informações sobre os veículos pertencentes à Instituição, para que se tenha um melhor gerenciamento e administração desses bens. Para realizar esta operação, acesse o SIPAC → Módulos → Transportes → Frota → Frota → Veículo → Cadastrar.

Passo 1

  • O sistema apresentará a seguinte tela:
  • Para prosseguir com a operação o usuário deverá informar os seguintes dados:
  • Propriedade: Selecione o tipo de propriedade do veículo; Placa: Informe a placa do veículo, conforme o padrão, inserindo três letras e em seguida os quatro números referentes; Hodômetro Atual: Forneça o número de quilômetros rodados do veículo; Localidade da Placa: Insira a cidade de localização da placa; Localidade do Veículo: Informe a localidade do veículo; Marca: Selecione, entre as opções listadas, a marca ou fabricante do veículo; Modelo: Selecione o modelo do veículo. A lista de modelos será carregada de acordo com a Marca selecionada no campo anterior; Ano do Modelo: Selecione na lista exibida o ano do modelo do veículo. A lista de anos do modelo será carregada de acordo com o Modelo selecionado no campo anterior; Unidade: Informe a unidade ao qual o veículo pertence; Tipo de Uso do Veículo: Selecione o tipo de uso do veículo entre as opções fornecidas na coluna dos Tipos de Uso Disponíveis e clique em Copiar para inseri-lo na coluna dos Tipos de Uso do Veículo. Para adicionar todos os tipos de usos, clique em Copiar Todos. Para remover um determinado tipo de uso já inserido, ou todos os tipos, clique em Remover e Remover Todos, respectivamente. Nos itens Localidade da Placa, Localidade do Veículo e Unidade, após ter digitado as primeiras letras, o sistema irá apresentar as opções relacionadas para resposta. Clique na opção desejada para selecioná-la.
  • Posicione o cursor do mouse sobre o ícone para visualizar as instruções para o preenchimento do item. Esta opção será válida sempre que for apresentada.
  • Após ter informado devidamente os critérios solicitados, clique em Continuar para prosseguir com a ação.
  • Passo 2

  • A seguinte tela será apresentada:
  • Na tela acima, é possível adicionar uma imagem relativa ao veículo em questão. Para isso, clique em Selecionar Arquivo e selecione em seu computador a imagem a ser carregada.
  • Em seguida, o usuário deverá informar os seguintes campos:
  • Denominação: Informe a denominação do veículo utilizado pelo órgão; Status: Selecione o status do veículo, dentre as opções disponíveis; Placa Vinculada: Forneça o número da placa de uso reservado/velado; Localidade da Placa Vinculada: Informe a localidade da placa vinculada; Proprietário do Veículo: Informe o nome do proprietário do veículo. Caso o nome do proprietário não conste na lista, clique no ícone para Cadastrar Proprietário. Categoria: Selecione a categoria que o veículo pertence; Carroceria: Informe a carroceria do veículo optando por uma das opções disponíveis; Nº Tombamento: Informe o número de tombamento do veículo; RENAVAM: Insira número do RENAVAM do veículo; Chassi: Forneça o número de chassi do veículo; Cor: Selecione a cor do veículo, dentre as opções disponíveis; Ano de Fabricação: Informe o ano de fabricação do veículo; Combustível:‘’’ Assinale dentre as opções exibidas, qual será o combustível do veículo; Número do motor: Insira o número de série do motor; Número do câmbio: Informe o número de série do câmbio; Tipo de Identificação: Selecione na lista apresentada pelo sistema como está identificado o veículo; Motorista usual do veículo: Informe o nome do motorista que utiliza o veículo com maior frequência; Nº do cartão de abastecimento: Forneça o número do cartão associado ao veículo; Senha do cartão: Informe a senha do cartão de abastecimento do veículo; Código da Chave: Forneça o código da chave de ignição do veículo; Código do som: Insira o código do som do veículo; Garagem: Selecione a garagem onde fica o veículo, dentre as opções apresentadas; Observação: Se desejar, insira observações quanto ao veículo que está sendo cadastrado; Gerador que precisa Fluxo de Autorização: Informe se é necessário o fluxo de autorização para o gerador, optando entre as opções Sim ou Não; Horímetro do Gerador: Informe o número correspondente ao horímetro do gerador; CRV Frente: Escolha o arquivo da imagem frontal do CRV; CRV Verso: Selecione o arquivo da imagem do verso do CRV; CRVL Frente: Escolha o arquivo da imagem frontal do CRVL; CRVL Verso: Selecione o arquivo da imagem do verso do CRVL; Hodômetro com defeito: Assinale entre Sim ou Não, para informar caso o hodômetro do veículo encontre-se com defeito.
  • Nos itens Localidade da Placa Enviada, Localidade Anterior da Placa, Proprietário do Veículo e Motorista usual do veículo, após ter digitado as primeiras letras, o sistema irá exibir uma lista com as opções relacionadas para resposta. Clique sobre a opção desejada para selecioná-la.
  • Nos campos CRV frente, CRV verso, CRLV frente, CRLV verso, clique em Selecionar Arquivo e escolha em seu computador o arquivo que deseja anexar.
  • Para inserir Unidades com Permissão de Reserva do Veículo , clique no ícone indicado pela figura acima.
  • Passo 3

  • Após clicar no ícone indicado, uma tela para Inserir Unidades com Permissão de Reserva irá surgir, como estrado na figura abaixo:
  • Informe a Unidade desejada. Após ter digitado as primeiras letras, o sistema irá exibir uma lista com as unidades relacionadas. Clique sobre a opção desejada para selecioná-la.
  • Feito isso, clique em Inserir e a seguinte mensagem de sucesso será exibida no topo da tela, como mostrado na figura abaixo:
  • Passo 4

  • Para dar continuidade à operação, clique em Cadastrar. Logo, uma mensagem informando o sucesso do cadastro será apresentada:
  • Cadastrar veículo