Lançar Dados de Plantão Extra

Lançar Dados de Plantão Extra

Você está aqui:
< Todos os Tópicos
Índice

SIGRH → Módulos → Financeiro → Aba/Financeiro – Lançar Dados de Plantão Extra.

Perfis envolvidos

  • Administrador DAP, Gestor DAP e Gestor Financeiro : Habilita o usuário a acessar as operações do módulo de financeiro e relacionadas a financeiro do módulo de administração de pessoal.


No lançamento da escala de trabalho alguns servidores que tiverem registros de escalas para um dos tipos de plantão extra, terão direito ao recebimento de uma remuneração pelo plantão realizado. Os plantões poderão ser cumpridos durante a semana ou nos finais de semana e feriados.

Através desta operação, o gestor poderá realizar os lançamentos de escalas de plantões extras registrados nas escalas das unidades. Estes registros de adicionais serão utilizados para a geração do arquivo de movimentação financeira que deverá, posteriormente, ser fornecidos ao SIAPE.

Para lançar dados de plantão extra, existem dois caminhos que podem ser seguidos:

SIGRH → Módulos → Administração de Pessoal → Financeiro → Movimentação Financeira → Lançamentos → Plantões → Lançar Dados de Plantão Extra.

SIGRH → Módulos → Financeiro → Financeiro → Movimentação Financeira → Lançamentos → Plantões → Lançar Dados de Plantão Extra.


O sistema irá exibir a tela Consulta por Período e Unidade onde deverão ser informados os critérios para a realização da consulta.

Figura 1

Nesta tela, para o usuário realizar a consulta, deverá selecionar o Mês e informar o Ano referente à escala. Além disso, deverá fornecer a Unidade do Exercício selecionado uma das opções entre as disponibilizadas pelo sistema de acordo com o Mês e o Ano informado.

Caso desista de realizar a operação, clique em Cancelar e confirme a operação na caixa de diálogo que será gerada posteriormente. Essa operação será válida sempre que a opção estiver presente.

Para exemplificar, informamos o Mês Junho, Ano 2011 e Unidade do Exercício Gerência Médica (23.42.07).

Para continuar, clique em Consultar Escalas.

Em seguida, a tela Escalas dos Servidores com Escalas de Plantões Extras será exibida com as escalas de plantão dos servidores correspondente ao período informado na busca. É importante destacar que apenas as unidades com registros de plantões extras nas escalas relacionadas ao período informado aparecerão para seleção.

Figura 2

Se desejar retornar à página inicial do módulo, clique no link Administração de Pessoal ou Financeiro, de acordo com o módulo acessado.

Para cada dia com esse tipo de escala serão indicadas 12 horas de plantão. Este período é fixo e não poderá ser alterado. Apenas no caso de plantões dobrados, serão indicadas 24 horas de plantão.

É importante ressaltar que apenas os servidores com cargo de nível superior na categoria Técnico Administrativo na classe E e Docentes ativos ou com exercício provisório, poderão ter os plantões extras cadastrados em suas respectivas escalas de trabalho. Em relação aos cargos de nível intermediário, os plantões poderão ser cadastrados na categoria Técnico Administrativo correspondentes as classes A, B, C e D. Entretanto, não será permitido lançar plantões extras para servidores que receberem gratificação de raio X.

Ao consultar as escalas, o usuário poderá visualizar códigos de identificação referentes aos plantões adotados. Os códigos de identificação com a descrição dos turnos disponíveis seguem a classificação a seguir:

Plantões Extras;

  • PD: Plantão Extra em dia útil;
  • PF: Plantão Extra em final de semana e feriado;

Plantões Extras com Diurno;

  • MPD: Manhã com Plantão Extra Noturno em dia útil;
  • MPF: Manhã com Plantão Extra Noturno em final de semana ou feriado;
  • TPD: Tarde com Plantão Extra Noturno em dia útil;
  • TPF: Tarde com Plantão Extra Noturno em final de semana ou feriado;

Plantões Extras com Noturno;

  • PDSN: Plantão Extra Diurno com Serviço Noturno (Em Dia Útil);
  • PFSN: Plantão Extra Diurno com Serviço Noturno (Em Final de Semana ou Feriado);
  • SDPD: Serviço Diurno com Plantão Extra Noturno em Dia Útil;
  • SDPF: Serviço Diurno com Plantão Extra Noturno em Final de Semana;

Plantões Dobrados;

  • PDPD: Plantão Extra Dobrado em dia útil;
  • PFPF: Plantão Extra Dobrado em final de semana ou feriado;
  • PDPF: Plantão Extra Dobrado iniciado em dia útil e com término em final de semana ou feriado;
  • PFPD: Plantão Extra Dobrado iniciado em final de semana ou feriado e com término em dia útil.

Após consultar a listagem da escala dos servidores, o usuário poderá lançar os plantões.

Para lançar os dados de plantões de hora extra, clique em Cadastrar.

Em seguida, será exibida a mensagem de sucesso na tela confirmando o procedimento.

Figura 3
Lançar Dados de Plantão Extra