Orientações de TIC para o retorno do trabalho presencial

Orientações de TIC para o retorno do trabalho presencial

Você está aqui:
< Todos os Tópicos
Índice

A retomada das atividades presenciais ocorrerá a partir da data de 13/10/2021. Diante disso, visando manter a qualidade nos serviços prestados e garantir uma retomada tranquila reduzindo o  número de incidentes, o CTIC produziu este documento visando orientar os usuários quanto a possíveis problemas relacionados à tecnologia da informação no retorno às atividades presenciais nos Campi Institucionais da UNIFESSPA.

Devido ao grande período em que as atividades institucionais foram desenvolvidas através do  trabalho remoto, a expectativa é que a quantidade de chamados cresça muito no início das retomadas das atividades de forma presencial.  Diante disso, informamos que todos os atendimentos serão realizados via chamado e atendidos de acordo com a priorização de atendimentos descrita na política de gerenciamento de incidentes da unifesspa disponível no link https://governancadigital.unifesspa.edu.br/images/Poltica_de_gerenciamento_de_incidentes_da_Unifesspa.pdf

Além disso, com a intenção de minimizar o número de solicitações de atendimento na data de retomada das atividades presenciais, pedimos às unidades que se organizem para realizar a verificação de seus equipamentos de forma antecipada. 

Abaixo foram listados alguns dos problemas que podem acontecer com os equipamentos de tecnologia da informação institucionais, sua causa e possível solução e orientação para resolução do problema:

1. FALHA NA RELAÇÃO DE CONFIANÇA ENTRE ESTA ESTAÇÃO DE TRABALHO E O  DOMÍNIO PRIMÁRIO OU NÃO É POSSÍVEL ENTRAR COM ESSA CREDENCIAL PORQUE O DOMÍNIO NÃO ESTÁ DISPONÍVEL

Possíveis causas do problema:

– Computador estar a muito tempo desligado;

– Algum problema na comunicação entre o cliente e o controlador de domínio.

Nesta situação descrita o usuário não consegue realizar o login na sua estação de trabalho (PC), devido a quebra da relação de confiança com  o servidor responsável por realizar a verificação dos dados de autenticação.

Orientação: Verifique se o dispositivo está conectado à rede da sua organização e tente novamente. Após procedimento, se o problema ainda persistir, deverá ser aberto um chamado informando a situação em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/.

2. ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA OPERACIONAL

Problema:  Windows desatualizado.

Devido aos computadores da instituição terem ficado muito tempo desligados/sem uso, muitos deles  se encontram com atualizações aprovadas em nossos servidores e pendentes de instalação nessas estações de trabalho, o que pode ocasionar uma certa lentidão quando nas primeiras horas de uso devido a quantidade de atualizações que serão instaladas além da possibilidade de apresentar alguns erros devido a aplicação dessas atualizações.

Orientação:

A instalação dessas atualizações é fundamental para garantir a segurança do computador e da nossa rede  interna da instituição. Nesta situação recomendamos que aguarde até que todas as atualizações sejam instaladas, o que pode levar em alguns casos até algumas horas.  Caso após a aplicação das atualizações ocorra algum erro, deve-se abrir um chamado em nossa central de atendimento para que seja realizada uma verificação do equipamento.

Obs:
Caso não consiga realizar esse procedimento, um chamado informando a situação deverá ser aberto em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/.

3. NOBREAK QUE NÃO LIGA  

Problema: Nobreak não liga.

Problema ocasionado devido ao longo tempo que o equipamento passou desligado ocasionando o esgotamento na maioria das vezes da vida útil das suas baterias.

Possíveis soluções:

– Certifique-se de que a tomada está funcionando, a verificação poderá ser realizada conectando outro equipamento, por exemplo um monitor ou tentar carregar seu celular. 

– Verificar se o cabo de alimentação está conectado a rede elétrica;

– Manter o equipamento conectado a uma tomada por 12h, caso as opções anteriores estiverem corretas e o equipamento ainda não liga;

– Verificar se os fusíveis do nobreak estão íntegros e caso observe que o filamento esteja rompido será necessário a substituição.

Orientação:

Caso após executar esses procedimentos o problema ainda persista, deverá ser aberto um chamado informando a situação em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/ para emissão de laudo técnico, pois não realizamos manutenção nesse tipo de equipamento.

4. MAPEAMENTO DE IMPRESSORA

Problema:

Caso ao tentar realizar a impressão a impressora não esteja listada você poderá realizar o mapeamento desde que não seja solicitado credenciais de administrador.

Orientação:

Pressione ao mesmo tempo as teclas Win + R e cole essa informação \\200.139.48.68 em seguida será exibida uma tela com a lista de impressoras, então selecione a impressora correspondente a sua unidade clicando com o botão direito sobre a mesma e em seguida em conectar.


Obs: Caso não consiga realizar esse procedimento, um chamado informando a situação deverá ser aberto em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/

5. MAPEAMENTO DE PASTA

Problema:

Caso a unidade de rede não esteja disponível, você poderá realizar o mapeamento desde que não seja solicitado credenciais de administrador.

Orientação:

Verifique se a pasta já não se encontra mapeada no seu perfil, pressionado ao mesmo tempo as teclas Win + E, e em seguida clique sobre o ícone do lado esquerdo Este Computador   e verifique se a pasta com o nome da sua unidade já não se encontra mapeada no espaço locais de rede.

Caso não esteja para  realizar o mapeamento deve-se seguir o seguinte procedimento, pressione ao mesmo tempo a tecla Win + R, será aberto o executar , em seguida copie o endereço correspondente a sua unidade de atuação e cole no executar e pressione a tecla enter:

\\c1-fileserver.unifesspa.edu.br

\\c2-fileserver.unifesspa.edu.br

\\c3-fileserver.unifesspa.edu.br

Será aberta a o diretório com as pastas de todas as unidades do servidor informado, em seguida clique com o botão direito sobre o seu departamento e clique em mapear unidade:

Caso a sua unidade seja uma subunidade deve abrir a pasta principal e em seguida fazer o procedimento acima na pasta correspondente a sua unidade de atuação.  EX: IGE\FACEEL\SECRETARIA

Observação: Se você não conseguir se conectar a uma unidade de rede ou pasta, o computador ao qual você está tentando se conectar pode estar desligado ou talvez você não tenha as permissões corretas, um chamado informando a situação deverá ser aberto em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/

6. ATIVAÇÃO ANTIVÍRUS

Problema: Antivírus com a licença expirada

Devido ao tempo sem uso da estação de trabalho, o antivírus Kaspersky pode estar com a licença expirada.

Orientação:

Após ligar a estação de trabalho, a ativação ocorrerá de forma automática ao ser realizada a conexão entre o antivírus e o servidor, a licença do Kaspersky será renovada.
Caso após ligar a estação de trabalho e o problema ainda persistir, deverá ser aberto um chamado informando a situação em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/.

7. COMPUTADOR NÃO LIGA

Problema:

Devido aos computadores da instituição terem ficado muito tempo desligados/sem uso, muitos deles podem ter problemas para inicializar, neste tópico iremos tratar algumas possíveis soluções para esse problema:

Problema 1 – Tomadas desconectadas ou sem energia

Orientação:

Verifique se os cabos estão conectados na tomada corretamente. Caso esteja, verifique se o setor possui energia, na dúvida, contate o setor de elétrica.

Problema 2 – Computador emite bipes ao tentar ligar

Orientação:

Quando o computador estiver emitindo BIPES sem parar, significa que pode estar com problemas de oscilação na memória, mal contato ou sujeira. Nesta situação deverá ser aberto um chamado em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/.

Problema 3 – Computador não exibe nenhuma resposta ao pressionar o botão de ligar

Orientação:

Ocorre o mesmo problema do caso 1, verifique se o computador está com todos os cabos conectados na tomada e se possui energia no setor, caso o problema seja o cabo desconectado, deve-se conectar o cabo de energia no computador e na tomada de energia do nobreak. Caso após essas verificações o problema ainda persistir, um chamado informando a situação deverá ser aberto em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/.

Problema 4 – Computador liga, mas desliga após algum tempo

Orientação: O computador liga, mas depois de algum tempo de serviço ou antes de iniciar o sistema, o mesmo reinicia. Este problema pode ser causado por alguma instalação de atualização com problemas, cooler com defeito, algum erro de componente (memória, HD, etc.) ou fonte com defeito, problemas causados, possivelmente, pelo tempo de inatividade do computador. Um chamado informando a situação deverá ser aberto em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/.

Problema 5 – Computador liga, mas não aparece vídeo

Orientação:

– Verificar se o cabo de vídeo está conectado corretamente. Caso apresente a mensagem Gestão de Energia, podem ser problemas relacionados a componentes.

– Verifique se o cabo de vídeo está conectado na porta correta, essa verificação pode ser realizada testando as entradas disponíveis do gabinete.

– Verifique todas as conexões do monitor, cabos de energia e, caso seja possível, teste seu monitor em outro computador para ver se ele está funcionando perfeitamente. Caso não funcione, pode ser um problema no computador ou na placa de vídeo on-board ou off-board.

Caso após essas verificações o problema ainda persistir, um chamado informando a situação deverá ser aberto em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/.

8. TELEFONE NÃO REALIZA LIGAÇÕES

Problema 1: Não consigo fazer ligações entre ramais

Orientação: Certifique-se de que está discando corretamente: para realizar ligações entre ramais, basta digitar apenas os 4 últimos números.

Exemplo: Para fazer uma chamada para o número da CAU, basta discar os números 5945.

Problema 2: Não consigo fazer ligações externas

Orientação: Certifique-se de que está discando corretamente: para realizar ligações externas, é necessário digitar o número 0 antes do número que você deseja ligar.

Exemplo: Para fazer uma chamada para um número externo, digite 0 + o número de telefone desejado (xxxx-xxxx).

Problema 3: Não consigo fazer ligações interurbanas

Orientação: Certifique-se de que está discando corretamente: para realizar ligações interurbanas, é necessário digitar o número 0 + o número 021 (operada que a instituição mantém convênio) +  DDD (Código da cidade)  antes do número que você deseja ligar.

Exemplo: Para fazer uma chamada interurbana, digite 0 + 021 + DDD +  o número de telefone desejado (xxxx-xxxx).
Caso após essas verificações descritas acima, se o problema ainda persistir, um chamado informando a situação deverá ser aberto em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/.

9. CONEXÃO WI-FI

Problema: A estação de trabalho não conecta à rede sem fio UNIFESSPA.

Recentemente a rede sem fio da instituição passou por mudanças no intuito de prover melhoria na sua utilização, tais como maior segurança e facilidade no acesso, devido a essa mudança e ao fato das estações de trabalho da UNIVERSIDADE não realizarem essa conexão há muito tempo, algumas estações de trabalho com sistema operacional windows que se conectam a nossa rede através da rede sem fio podem ter problemas ao tentar conectar à rede sem fio da UNIVERSIDADE.

Orientação:

Para solucionar este problema o usuário deve realizar os procedimentos listados no tutorial a seguir: https://helpdesk.unifesspa.edu.br/wiki-unifesspa/problema-de-login-na-rede-sem-fio-no-windows-10/
Caso após a realização do procedimento descrito no tutorial ainda persistir, um chamado informando a situação deverá ser aberto em: https://atendimento.unifesspa.edu.br/.

10. IMPRESSORA OFFLINE DEVIDO MUDANÇA DE LOCAL

As impressoras do contrato outsourcing de impressão, possuem uma configuração de rede específica na qual as mesmas só funcionam conectados em seu ponto lógico de origem da sua instalação, caso a mesma tenha sido movida de local e conectada em outro ponto lógico deve-se retorna-la a ao seu local de origem e conectá-la em seu ponto lógico. Contudo se a mudança for realmente necessária será necessário abrir um chamado solicitando a configuração de um novo ponto lógico para conexão do equipamento e é importante ressaltar no chamado que a impressora foi alterada de local ou que foi conectada em outro ponto de rede.

Orientações de TIC para o retorno do trabalho presencial