Tombar Bens por Empenho

Tombar Bens por Empenho

Você está aqui:
< Todos os Tópicos
Índice

Esta funcionalidade permite que o usuário registre o tombamento de um bem por empenho no sistema da Instituição. Ao tombar um bem, o usuário o registra como patrimônio oficial da Instituição. O tombamento por empenho quer dizer que a operação será realizada a partir de uma nota de empenho, que se trata de um documento através do qual a despesa é contabilizada, para que possa ser liquidada mediante o efetivo pagamento ao credor.

Passo 1:

Acesse o módulo de Patrimônio Móvel no SIPAC (FIGURA 1).

FIGURA 1

Passo 2:

No módulo Patrimônio Móvel, na aba Bens, acesse Tombamento -> Tomabar Bens -> Empenho (FIGURA 2).

FIGURA 2

Passo 3:

Será apresentada uma página para adicionar o(s) empenho(s) e os dados complementares relacionado ao tombamento (FIGURA 3). O usuário deverá então preencher o número, ano e a unidade gestora do empenho e clicar em “Adicionar”.

FIGURA 3

Ao clicar em “Adicionar” a mensagem “Empenho inserido com sucesso.” será apresentada na parte superior da tela, além disso, uma lista dos Empenhos Adicionados entre a seção de “Dados para Consulta do Empenho” e “Dados Complementares” será apresentada (FIGURA 4). Caso queira retirar algum empenho, o usuário poderá clicar em “Remover Empenho”, à direita do empenho indesejado no tombamento. Após adicionar todos os empenhos e preencher os dados complementares o usuário deverá clicar em “Continuar >>”.

FIGURA 4

Passo 4:

Será apresentado um formulário com apresentação dos dados já cadastrados e uma forma de inserção dos materiais relativos à Nota Fiscal gerada do Empenho (FIGURA 5). O usuário deverá então preencher o número da nota fiscal (e clicar na nota correspondente do lista de sugestões que aparecerá) e clicar em “Consultar Material para Inserção”.

FIGURA 5

Passo 5:

Será apresentada uma tela com os materiais declarados na nota fiscal escolhida (FIGURA 6). O usuário deverá clicar em “Adicionar Bem” para escolher um material.

FIGURA 6

Passo 6:

Será reapresentada a tela do passo 4 com os dados do material escolhido já preenchido (FIGURA 7). O usuário deverá então escolher Marca, Finalidade, Quantidade e Garantia (quando houver) do material e, por fim, clicar em “Inserir Bem”.

FIGURA 7

Passo 7:

Será apresentada uma lista dos “Bens Adicionados” na parte inferior da tela (FIGURA 8). O usuário deverá então repetir os passos 5 e 6 para adicionar outros materiais da mesma nota fiscal ou 4 a 6 para adicionar materiais de outras notas fiscais. Após adicionar todos os materiais, o usuário deverá clicar em “Continuar >>”.

FIGURA 8

Passo 8:

Será apresentada uma página com o que irá constar na Nota de Recebimento (FIGURA 9) para que o usuário possa conferir os dados cadastrados. Caso desista do procedimento o usuário deverá clicar em “Cancelar”, caso queira corrigir algum dado, poderá clicar em “Voltar”. Para ratificar o tombamento dos materiais listados, deverá clicar em “Confirmar”.

FIGURA 9

Passo 9:

Ao clicar em “Confirmar” a mensagem “Tombamento cadastrado(a) com sucesso!” será apresentada na parte superior da tela (FIGURA 10). Nessa página ainda será possível “Imprimir Etiquetas”, imprimir “Nota Recebimento” e imprimir “Resumo Contábil”.

FIGURA 10

Ao clicar em “Imprimir Etiquetas”, será gerado um arquivo com as etiquetas dos bens tombados (FIGURA 11).

FIGURA 11

Caso o usuário clique em “Nota Recebimento” será gerada uma página, em formato de impressão, com os dados da nota de recebimento, conforme Figura 12.

FIGURA 12

Caso o usuário clique em “Resumo Contábil” será gerada uma página, em formato de impressão, com o Relatório de Resumo Contábil da nota de recebimento correspondente (FIGURA 13).

FIGURA 13

Tombar Bens por Empenho