Modificar Requisição de Material
Esta operação tem como finalidade possibilitar a modificação de uma requisição de material ao almoxarifado. Neste caso, o sistema permite que o usuário altere, remova ou envie a requisição para o atendimento. É importante salientar que para utilizar esta funcionalidade, será necessário que a requisição do material esteja previamente cadastrada.
Usuários
- REQUISITOR DE MATERIAL
Perfis de Usuário
- REQUISITOR
- REQUISITOR DE MATERIAL
Passo 1:
Para modificar uma requisição de material, acesse o SIPAC → Módulos → Portal Administrativo → Requisições → Material → Almoxarifado → Modificar Requisição (Figura 1).
Passo 2:
O sistema exibirá a tela com a Lista de Requisições Cadastradas (Figura 2). As requisições cadastradas consistem em solicitações que foram apenas gravadas, sendo assim, possíveis de serem alteradas. Para cada requisição cadastrada, será possível alterar, remover ou enviá-la para o atendimento do almoxarifado.
Passo 3: Enviar Requisição
O usuário poderá enviar a solicitação de material para o atendimento. Para isso, será necessário clicar no ícone Enviar Requisição correspondente a requisição que desejar enviar. Então, serão exibidos os Dados da Requisição contendo os dados da unidade associada à requisição assim como informações sobre custo do material (Figura 3).
O sistema disponibiliza duas opções de conclusão da operação: gravar a requisição no sistema sem enviá-la para atendimento, clicando em Gravar; ou gravar a requisição e enviá-la para compra, clicando em Gravar e Enviar. Neste caso, optaremos pela opção Gravar e Enviar.
Passo 4:
A página Vínculo Orçamentário de Requisições será exibida (Figura 4). Nesta etapa, deve-se selecionar a opção orçamentária desejada. Para utilizar o orçamento distribuído não vinculado a convênios, clique em Orçamento da Unidade e selecione o Orçamento Oficial Disponível de acordo com o saldo. Se desejar utilizar o orçamento de algum empenho existente para a unidade, opte pela opção Empenhos Estimados e escolha um empenho na lista de Empenhos com Saldo para a Unidade, visualizada em seguida. Porém, para solicitar autorização a uma unidade distinta para o custeio da requisição, clique em Solicitar Autorização e defina a Unidade para Autorização desejada.
Passo 5:
Utilizando a opção Orçamento da Unidade o sistema o direcionará, então, para a página contendo o Orçamento Oficial Disponível (Figura 5). Para selecionar o orçamento oficial, caso haja saldo suficiente para as despesas da requisição cadastrada, clique no ícone verde Selecionar (Saldo Suficiente). Para voltar a página anterior, clique em Opções Orçamentárias.
Passo 6:
Uma mensagem de sucesso do cadastro será exibida pelo sistema no topo da página contendo os Dados da Requisição:
Passo 7:
- Clique no ícone Consultar Requisição, presente ao lado de Requisição para visualizar os detalhes da requisição cadastrada, que serão exibidos no formato mostrado na Figura 7. Para fechar a tela, clique em Fechar.
Passo 8:
Será possível também visualizar os Detalhes do Item, clicando no ícone correspondente a Visualizar detalhes e em seguida, serão exibidas as informações gerais sobre o item associado requerido na solicitação (Figura 8).
Passo 9: Alterar Requisição
Esta função permite que o usuário altere as requisições gravadas no sistema. Para isso, clique no ícone correspondente a Alterar Requisição, ao lado da requisição que se deseja modificar. E será apresentada a tela referente a Figura 9.O sistema não permite que seja alterado o Grupo de Material atendido pelo almoxarifado selecionado. Portanto, clique em Continuar para prosseguir.
Passo 10:
É exibida a tela que permite a Busca de Material para Inserir na Lista de itens requeridos, conforme mostrado na Figura 9. O usuário poderá efetuar uma busca através do Código ou Denominação de determinado material para incluí-lo na lista de materiais já existentes (Figura 10). O usuário poderá modificar a quantidade dos materiais solicitados clicando no ícone Alterar dados do Material. O sistema permitirá que o usuário modifique o campo Quantidade. O novo valor total será automaticamente atualizado após confirmar a alteração dos dados clicando novamente no mesmo ícone.
Para remover determinado material inserido na requisição, clique no ícone correspondente a Remover Material e confirme a ação na caixa de diálogo que será gerada pelo sistema. Após realizar as modificações, clique em Continuar.
Passo 11:
O sistema encaminhará o usuário para a tela com os Dados da Requisição, onde será possível gravar ou enviar a requisição para atendimento (Figura 11). Se desejar, insira Observações no campo em branco disponibilizado na tela acima. O sistema disponibiliza duas opções de conclusão da operação: gravar a requisição no sistema sem enviá-la para atendimento, clicando em Gravar; ou gravar a requisição e enviá-la para compra, clicando em Gravar e Enviar.
Passo 12:
Escolhendo a opção Gravar, visto que o envio da requisição para atendimento encontra-se descrito no tópico anterior. A mensagem de sucesso será disponibilizada no topo da página como mostrado na Figura 12.
Clique no link correspondente ao número de cadastro da requisição, para visualizar a tela com as informações gerais da mesma.
Passo 13: Remover Requisição
Para remover uma requisição cadastrada, clique no ícone Remover Requisição. O sistema exibirá a tela que permite a remoção da solicitação conforme mostrado na Figura 13. Para continuar com a remoção, clique em Remover.
Passo 14:
Em seguida, a mensagem de sucesso será exibida confirmando a exclusão da requisição: