O Usuário deverá logar no SIGAA, utilizando Usuário e Senha já cadastrados.
Passo 2
Clicando em Módulos, uma janela será exibida com os módulos que o usuário tem acesso. Clique em Ambientes Virtuais.
Passo 3
Será exibida a página inicial do módulo ambiente virtual, com as opções de Buscar Comunidades Virtuais e Criar Comunidade Virtual. As comunidades já cadastradas aparecerão listadas abaixo dessas opções.
Clicando em Buscar Comunidades Virtuais será exibida uma tela de busca, em que o usuário poderá informar o Nome da Comunidade e o Tipo da Comunidade e clicar em Buscar.
Selecionando a opção Criar Comunidade Virtual, a tela da figura abaixo será exibida. Em que deverão ser informados o Nome, a Descrição e o Tipo da Comunidade e para finalizar clique em Cadastrar, uma mensagem de sucesso será exibida.
Passo 4
Selecione a Comunidade desejada, clicando sobre a mesma. E a tela da Figura 6, será exibida a página principal com as informações da comunidade, a listagem de participantes, diversas opções de cadastro, tais como notícias, enquetes, conteúdo, etc.
Menu Tópicos: será exibida a janela da Figura 7, com as opções de Criar Novo Tópico para a Comunidade, Organizar Tópicos, além de Visualizar, Exibir tópico, Esconder tópico, Alterar, Remover, estas últimas ações poderão ser realizadas clicando-se nos respectivos ícones dos tópicos cadastrados (Figura 8). Ao selecionar Criar Novo Tópico para a Comunidade, será exibido o formulário de cadastro da Figura 8. Preencha com as informações solicitadas e clique em Cadastrar, a mensagem Tópico Comunidade cadastrado com sucesso, será exibida.
Menu Conteúdo: clique em Cadastrar Conteúdo (Figura 9). Na tela seguinte (Figura 10), preencha as informações solicitadas e clique em Cadastrar, a mensagem Conteúdo cadastrado com sucesso, será exibida.
Menu Referência: clique em Cadastrar Conteúdo (Figura 11). Na tela seguinte (Figura 12), preencha as informações solicitadas e clique em Cadastrar, a mensagem Conteúdo cadastrado com sucesso, será exibida.
Menu Participantes:, clique em Cadastrar Participante (Figura 13). Na tela seguinte, informe o nome do participante e clique em buscar a tela da Figura 14 será exibida. Selecione a permissão e Clique em Convidar Usuário. A mensagem “Convite enviado para o usuário com sucesso! Aguardando confirmação pelo usuário” será exibida.
Menu Fórum:, clique em Criar Tópico no Fórum (Figura 15). Na tela seguinte (Figura 16), preencha as informações solicitadas e clique em Cadastrar, a mensagem Cadastrado com sucesso, será exibida.
Menu Chat: O usuário terá a opção de interagir via chat com os demais participantes da turma, através de uma sala de discursão da turma.
Menu Cadastrar Noticias: O usuário terá a opção de cadastrar notícias novas colocando a Descrição da notícia, a Notícia e se deseja enviar notificação para o aluno de uma notícia cadastrada nova.
Menu Inserir Arquivos: O usuário poderá escolher um arquivo para anexar e o tópico de comunidade que pertence esse arquivo, colocando Nome, Descrição e se deseja notificar por e-mail a existência de um novo arquivo.
Menu Enquetes: possuindo permissão para Cadastrar enquetes da comunidade a qual o usuário pertence, podendo também Alterar , Remover, Visualizar e Votar nas enquetes já existentes.
Menu Configuração: para ter acesso a seguinte página contendo os Dados da Comunidade: Nome, Descrição, Ordem das listagens, Se deseja ou nao Publicar Comunidade, Tipos da Comunidade(Moderada, Pública, Privada), Código para acesso imediato, e uma dica para o código, caso seja esquecido. Após preenchido os campos desejados clique em alterar dados. Haverá um link no lado direito de Administração da Comunidade, será possível Desativar comunidade Virtual, etc.