Cadastrar Bem Antigo
Esta funcionalidade permite ao usuário realizar o cadastro de um bem considerado antigo e que, por sua vez, não foi encontrado no sistema.
Passo 1:
Acesse o módulo de Patrimônio Móvel no SIPAC (FIGURA 1).
Passo 2:
No módulo Patrimônio Móvel, na aba Gerência, acesse Alterações -> Cadastrar Bem Antigo (FIGURA 2).
Passo 3:
Será apresentado um formulário onde o usuário deverá, necessariamente, escolher se o bem é sem tombamento, além de preencher o número de tombamento, material, marca, denominação, especificação, valor estimado, estado do bem, finalidade, unidade responsável e termo de responsabilidade.
Caso o usuário escolha a opção “Sim” para “Bem sem Tombamento”, deverá preencher o “Ano de Tombamento” ao invés do “Número de Tombamento”, além disso não será preciso colocar o “Valor Estimado” (FIGURA 4).
Caso não exista um Termo de Responsabilidade para o bem a ser informado, o usuário deverá clicar em “Cadastrar Novo Termo”.
Passo 4:
Ao clicar em “Cadastrar Novo Termo” será aberta uma nova janela com outro formulário para gerar o Termo de Responsabilidade (FIGURA 5). O usuário deverá então preencher o Ano e escolher a Nova Unidade Responsável. Caso queira poderá adicionar observações ao Termo. Preenchidos os campos, deverá clicar em “Gerar Termo”.
Passo 5:
Após clicar em “Gerar Termo” será apresentada uma tela com os dados cadastros e número/ano do termo em destaque na parte superior (FIGURA 6), de posse desses dados, o usuário deverá clicar “Fechar” para prosseguir com o cadastro do bem antigo.
Passo 6:
O usuário deverá então preencher os dados e clicar em “Registrar Bem” (FIGURA 7).
Ao clicar em “Registrar Bem”, uma tela de confirmação será apresentada (FIGURA 8). O usuário deverá então clicar em “OK” para ratificar o procedimento.
Passo 7:
Ao confirmar o registro do bem, a mensagem “Tombamento de Bem Antigo cadastrado(a) com sucesso!” será apresentada na parte superior da tela, além da mensagem “Este bem só será depreciável após sua avaliação”, confirmando o procedimento (FIGURA 9). Será possível ainda verificar o Comprovante de Cadastro de Bem Antigo e gerar etiqueta do bens tombados ao clicar em “Imprimir Etiquetas”.
Caso o usuário clique em “Imprimir Etiquetas” será gerado um arquivo com a(s) etiqueta(s) correspondente(s) aos bem(ns) recém-tombado(s), conforme Figura 10.
A Figura 11 mostra um exemplo da etiqueta gerada.