Alterar situação da multa

Alterar situação da multa

Você está aqui:
< Todos os Tópicos
Índice

Esta funcionalidade é utilizada pelos gestores de transportes e, por meio dela, é possível alterar o status de determinada multa cadastrada para os veículos que compõem a frota da Instituição. Além disso, pode-se ainda visualizar e modificar as providências e recursos cadastradas para tais multas. Para realizar esta operação, acesse o SIPAC → Módulos → Transportes → Multas → Multa → Alterar Situação de Multa.

Passo 1

  • O sistema disponibilizará a tela abaixo:
  • Na tela acima, apesar do sistema listar automaticamente as multas cadastradas no banco de dados do sistema, o usuário poderá ainda realizar uma busca por uma multa específica informando um ou mais dos critérios de busca descritos abaixo:
  • Número da Multa: Informe o número sob o qual a multa foi cadastrada; Ano da Multa: Informe o ano em que a multa foi cadastrada; Multas na Unidade: Selecione a unidade para a qual a multa foi associada a partir da listagem disponibilizada pelo sistema; Placa do Veículo: Informe a placa do veículo que cometeu a infração que resultou na multa; Categoria do Infrator: Selecione a categoria a qual o infrator é classificado; Infrator: Selecione o infrator da multa a partir da listagem que o sistema fornece ao digitar as letras iniciais ou parte do nome referente ao usuário infrator; Código da Infração: Informe o código e selecione a infração cometida pelo usuário cuja multa deseja buscar; Gravidade da Infração: Selecione se a gravidade da infração é considerada GRAVE, GRAVÍSSIMA, LEVE ou MÉDIA; Grupo da Infração: Selecione o grupo da infração cometida pelo responsável pela multa; Período da Infração: Defina o período em que a infração foi cometida. Selecione as datas a partir do calendário virtual disponibilizado ao clicar no ícone , ou digite-as nos campos específicos; Órgão Autuador: Selecione o órgão autuador da multa. Para isso, o sistema gera uma lista de opções a medida em que o usuário informa o código ou parte da denominação do órgão; Situação da Multa: Selecione a partir da lista fornecida a situação em que a multa se encontra atualmente; Todas Multas: Selecione esta opção para visualizar todas as multas cadastradas.
  • Após informar os dados desejados, clique em Consultar para que o sistema localize os resultados de acordo com os parâmetros definidos.
  • Passo 2

  • A lista de multas encontradas será gerada pelo sistema. As opções descritas abaixo são disponibilizadas ao usuário a partir desta tela:
  • Visualizar Multa: Para visualizar determinada multa, clique no ícone 1 Visualizar Providências: Para visualizar as providências cadastradas para determinada multa, clique no ícone 2. Visualizar Recursos: Esta operação permite que sejam consultados os recursos cadastradas para a multa selecionada. Para visualizá-los, clique no ícone 3. Alterar Situação: Para alterar a situação em que determinada multa se encontra, clique no ícone 4.

    Passo 3

  • Considerando que a operação selecionada será a alteração da situação, a seguinte tela será exibida pelo sistema:
  • Na tela acima, selecione a Nova Situação da multa dentre as opções listadas pelo sistema. Se preferir, informe ainda Observações a respeito da alteração que está sendo realizada. Feito isso, clique em Alterar para que as modificações sejam efetivadas.
  • O sistema exibirá a mensagem de sucesso abaixo, concluindo a operação:
  • Alterar situação da multa