Lançamento de Conceito

Lançamento de Conceito

Você está aqui:
< Todos os Tópicos
Índice

O Processo de Lançar os conceitos no sistema, deverá ser realizado no final do semestre e estar compreendido no período do Calendário Acadêmico para tal procedimento. O preenchimento dos conceitos deverão ser realizados pelos Docentes cadastrados em suas respectivas disciplinas que preencheram formulários segundo os passos mostrados a seguir:

Passo 1

  • O Servidor deverá “entrar” no SIGAA, utilizando Usuário e Senha já cadastrados.

Figura 1


Passo 2

  • Para iniciar o processo de Lançar Conceitos o Docente deverá ter o Perfil de Docente e clicar na opção Módulos na parte superior e posteriormente na opção Portal do Docente para acessar as funcionalidades do perfil.

Figura 2

Passo 3

  • O Usuário deverá selecionar a turma em que está alocado, para o preenchimento dos conceitos. Na lateral direita estão as informações pessoais do Docente.

Figura 3


Passo 4

  • Ao selecionar a turma, será aberto o ambiente virtual da mesma, onde o Docente deverá clicar no menu “Aluno -> Lançar Notas”, na lateral esquerda da página. Na lateral direita estão as notificações do ambiente virtual da turma.

Figura 4

Passo 5

  • Após clicar em Laçar notas, o sistema Carregará a tela para o preenchimento dos conceitos e frequências relativas a cada aluno. A parte central da página conterá as opções de (Voltar, Exportar, Importar, Imprimir, Salvar e Finalizar), logo abaixo estará a listagem dos alunos matriculados, onde, deverão ser preenchidos os campos de conceitos e frequência.

Figura 5

O docente define o conceito do discente simplesmente escolhendo o mais adequado nas caixas de seleção da coluna “Resultado” que será preenchida de acordo com a situação do aluno, que pode ser:

APR: Aprovado;

REP: Reprovado por conceito;

REPF: Reprovado por falta;e

REMF: Reprovado por conceito (média) e falta.

Significados dos principais botões da tela:

Salvar: os conceitos são salvos, mas a turma continua aberta. Pode ser usado para salvar um lançamento parcial de conceitos, quando ainda não se tem as notas de todos os alunos. As notas já salvas ficam visíveis para os respectivos alunos na Turma Virtual. O aluno continua com o status de MATRICULADO na turma; ·

Salvar e ocultar: similar ao salvar. Os conceitos são salvos, mas a turma continua aberta. A diferença é que, neste caso, as notas já salvas não ficam visíveis na Turma Virtual. O aluno continua com o status de MATRICULADO na turma;


Finalizar (Consolidar): operação final. Só pode ser realizada quando todos os conceitos foram lançados. A turma é então fechada e o status do discente na turma muda para APROVADO (ou REPROVADO). Feito isso, os conceitos estão lançados e o sistema entende que os alunos já cumpriram (se não tiverem reprovado) aquela componente curricular (disciplina ou módulo).

  • Feito isso, os conceitos estão lançados e o sistema entende que os alunos já cumpriram (se não tiverem reprovado) aquela componente curricular (disciplina ou módulo).

Passo 6

  • É uma boa prática salvar as informações sempre que possível, para que não haja perda de informações já preenchidas caso ocorra algum imprevisto. Após finalizar toda a Listagem de Alunos, deve-se clicar em “Salvar” e Finalizar “Consolidar”.

Figura 6
  • Aparecerá uma mensagem de confirmação, pois, após Consolidar não poderá ser alterado novamente.

Figura 7

Passo 7

  • Ao confirmar a pagina será direccionada para a tela de confirmação, onde aparecerá a lista de alunos e conceitos definidos, na parte inferior será solicitado a confirmação da senha do docente, para que possa ser concluída a consolidação. Após digitar a senha clicar em Finalizar(Consolidar).

Figura 8

Passo 8

  • Ao clicar em Finalizar(Consolidar) o processo estará concluído. Nesta página o Docente poderá imprimir o relatório de conceitos, Continuar que irá para tela inicial do Portal do Docente ou Consolidar outra turma que mostrará as turmas em aberto.

Figura 9

Lançamento de Conceito