Manual administração editais

Manual administração editais

Você está aqui:
< Todos os Tópicos
Índice

Introdução

Esse tutorial tem como objetivo auxiliar o usuário administrador do portal a criar e administrar contas de usuários, assim como, administrar a barra de menu, mostrando como criar novos submenus e como fazer o link com os tipos de editais. Inicialmente destaca-se os tipos de usuários existentes, seus papéis e suas permissões.

  • Usuário administrador: Esse é o principal administrador do site, pois o mesmo tem acesso a tudo, desde administração de contas de usuário até administração do próprio site, podendo modificar a cor, acrescentar submenus, etc. Seu papel é gerenciar tudo relacionado ao portal, como bloquear, desbloquear, criar e apagar contas de usuários, modificar editais de qualquer usuário, assim como editar informações dos mesmos. Devido ao poder de alterar qualquer objeto do site o administrador deverá ter cuidado de utilizar senhas fortes e trocá-las periodicamente.
  • Usuário autenticado: Seu papel é simplesmente publicar e atualizar editais de própria autoria, isso é necessário para que haja um controle de modificação de editais. É recomendado atribuir esse tipo de papel para a maioria dos usuários.
  • Usuário anônimo: Esse tipo de usuário e o mais comum, ele não possui nenhum papel e nem possui permissões de gerenciamento, simplesmente, só tem acesso ao site e consegue fazer downloads dos arquivos postados pelos os usuários anteriores.

Passos para criar uma nova conta de usuário

  • No menu administrativo superior do site, clique na aba “Pessoas” você será direcionado a uma página com uma lista de usuários já criados, na mesmo página, na parte superior da lista, clique na opção “Adicionar usuário”. Somente usuários administradores podem criar contas de usuários.
Figura 1
  • Depois de clicar em adicionar usuário, aparecerá um formulário solicitando os seguintes dados: nome completo, usuário, endereço de e-mail institucional, senha, confirmação de senha, status (bloqueado ou ativo), papel (por padrão o papel dado e de usuário autenticado), órgão responsável (Ex: CTIC, ASCOM), ramal e matrícula do SIAPE. Esses são os campos necessários para a criação de uma nova conta de usuário, lembrando que a senha poderá ser modificada pelo usuário, após o acesso da mesma. Depois de preenchida todas essas informações, basta clicar no botão “Criar nova conta”.
Figura 2
Figura 3
  • Caso não queira mais criar um novo usuário, volte para a página “Pessoas”, você verá que a nova conta criada foi acrescentada na lista de usuários.

Gerenciar os usuários

O administrador geral pode gerenciar qualquer usuário, bloquear, ativar, cancelar a conta e mudar os papéis dado para o usuário. Existem duas formas de fazer isso que serão mostradas abaixo.

  • A primeira forma é, clicar na aba “Pessoas”, ao selecionar os usuários que serão gerenciados, seleciona-se a opção que deseja realizar e clica no botão atualizar. Por exemplo, caso queira bloquear usuários, selecione quais irão ser bloqueados, depois clique na opção “Bloquear usuários selecionados” e clique no botão atualizar.
Figura 4
  • A segunda forma é ir direto no usuário desejado e selecionar a opção editar, isso pode ser feito tanto ao acessar o perfil do mesmo, quanto na tela de listagem de usuários. Quando acessado a aba “Editar”, selecione a opção que queira mudar e salve as informações. Exemplo abaixo:
Figura 5
Figura 6
  • Para excluir uma conta de usuário, ao lado do botão “Salvar”, existe o botão “Cancelar conta”, ao clicar será direcionado a página de cancelamento de contas onde aparecerá as opções abaixo, selecione uma dele e clique no botão cancelar conta. Obs. Sempre fique atento ao selecionar umas das opções, você poderá perder conteúdos caso selecione opção errada.
Figura 7

Passos para gerenciar a barra de menu

Essa opção permite modificar a barra de menu, adicionando ou removendo submenus vinculados a um tipo de edital específico, por exemplo, trocar o tipo “Auxílio de estudantes” por o tipo “Mobilidade”, onde mobilidade será exibido no lugar de auxílio de estudantes.

  • Primeiramente, no menu administrativo superior do site, clique na aba “Estrutura”, depois selecione a opção “Menus”, ao acessar a opção menus será direcionado para uma página com uma listagem de menus que o site possui, selecione a opção “Listar links” do Main-Menu, após selecionado, aparecerá uma página com todos os os links (ativados e desativados) onde você poderá editar, apagar ou criar um novo caso necessário.
Figura 8
Figura 9
  • Caso queira criar um novo tipo, na parte superior acima da listagem, selecione a opção “Novo link” e você será direcionado para um pequeno formulário com três opções, que são: Título do link do menu, endereço do link e descrição, sendo os dois primeiros obrigatórios. O título é o nome que você dará a aba e o endereço direciona e a direção que leva até a mesma. No endereço coloque editais/{id} da página, depois salve o novo link e ele aparecerá na listagem, caso queira mudar a posição basta clicar no botão de arrastar e organizar da forma que quiser.
Figura 10
  • Para encontrar a id da página basta ir em “Estruturas” e selecione “Taxonomia”, após isso, vai até a opção tipo e clicar na opção “Listar termos”.
Figura 11
  • Ao clicar na opção “Listar termos” aparecerá todos os termos já criados, selecione na opção EDITAR e na url da página, aparecerá o número da ID que a página possui, é necessário somente o número da id.
Figura 12
  • Caso não exista o termo com o mesmo nome da aba de menu que você criou, basta selecionar a opção “Novo termo” que está na parte superior da listagem, coloque o mesmo nome que foi dado a aba de menu e salva , a ID é gerada automaticamente no banco de dados. Depois, repita o processo acima para identificar a ID, volte acessar a opção “Menus” e acrescente o número da ID depois da barra. Por exemplo, editais/259. E pronto, sua novo submenu principal foi criado e linkado.
Figura 13
Figura 14

Manual administração editais