Turma Virtual Docente

Turma Virtual Docente

Você está aqui:
< Todos os Tópicos
Índice

Turma virtual é o “local” no qual se armazena todas as informações daquela turma afim de aumentar a interação entre alunos e professores via online. Nela contém os participantes (alunos + professores), notícias, tarefas e etc, inseridas pelo docente, e este por sua vez, informa as notas dos alunos e a frequência. no fim do semestre o professor consolida a turma. Procedimentos

Menu Turma

Figura 1

Principal

Para os professores aparecem as opções “Novo Tópico de Aula” , “Fórum da Turma” , “Inserir Arquivo” , “Alunos” “Avaliações” , “Nova Notícia” e o cronograma de aulas.

Tópicos de Aula

Nessa opção o professor tem acesso ao conteúdo das aulas e é possível fazer alterações(cronograma).

Figura 2

-Na opção criar tópico de aula, o professor insere no sistema para todos os alunos verem um novo tópico.Essa função serve para divulgar o conteúdo ministrado naquela turma durante determinado período. Ao clicar na opção o professor é redirecionado para uma página aonde ele deverá informar a data inicial e final do em que foi ou irá ser ministrado conteúdo, informar se esse tópico está dentro de outro tópico(tópico pai). A descrição que é o título do tópico e o seu conteúdo. Na opção conteúdo existe vários opções de formatação de texto para que o professor possa destacar o conteúdo do seu texto.

Figura 3

– Na opção cronograma gráfico é possível ver um gráfico no qual consta os dias em que houve tópicos de aulas cadastrados.

Figura 4

-Caso haja um tópico cadastrado é possível visualizar , alterar ou remover.As opções são as mesmas do criar tópico.

Participantes

Na opção participantes é possível ver os professor(es) da turma e todos os alunos, seja com status matriculado, cancelado ou trancado.

Em cada nome consta alguns dados pessoais, a informação se ele está no sigaa neste momento caso sim aparece uma bola verde acima do nome ,caso não a bola fica vermelha.Ao lado do nome aparece uma carta branca com uma seta verde essa função serve para enviar uma mensagem.

Visualizar Programa

Nesta opção é possível ver todos os dados do programa,seu conteúdo assim como quantos créditos a turma possui e a carga horária.

Fórum

Neste espaço é possível cadastrar tópicos para que os alunos discutam determinado assunto, proporcionando um meio de debate entre os alunos e o próprio professor.Clique em criar tópico , insira o título e o conteúdo do tópico e clique em cadastrar.

Chat

Ao clicar em chat irá abrir uma nova janela.Nessa janela é possível ver os membros on-line e enviar mensagens para bater-papo em tempo real.

Notícias

Dentro da opção notícias é possível cadastrar uma mensagem para que todos os alunos visualizem ao entrar na turma virtual.Essa mensagem irá aparecer no campo superior direito em qualquer janela da turma virtual.Clique em cadastrar notícia.Preencha o campo título e digite o conteúdo da notícia, caso deseje que os usuários recebam uma notificação no e-mail marque a opção enviar email no final da página, por fim clique em cadastrar para publicar a notícia.

Registrar Aula Extra

Essa opção serve para que o professor cadastre no sigaa uma aula-extra.Clique em cadastrar aula extra , na proxima página indique o dia da aula, o tipo(aula adicional ou reposição) e o número de aulas que será ministrado e clique em cadastrar.Lembrando que ao criar aula extra é criado uma nova data para lançar frequência do aluno na opção lancar frequência dentro da guia aluno na turma virtual.

Visualizar como Aluno

Nesta opção o professor tem a possibilidade de ver quais itens aparecem para os alunos ou não.

Alunos

Figura 5

Alunos Trancados

Nesta opção o professor visualiza os alunos que trancaram a disciplina.

Gerenciar Grupos

Nesta tela é possível agrupar os alunos para informar ao sistema como eles estão divididos para realizar tarefas na turma.

Lançar frequência

Nesta opção o professor insere no sistema a presença do aluno.Assim que o professor clicar nessa opção ele verá o calendário acadêmico.Ele verá de azul os dias que ele ministra aula, ou seja os dias que ele pode colocar a presença do aluno.Ao clicar na data ele será redirecionado para uma nova página.Nesta nova página constará a lista de todos os alunos, coloque as frequências destes e clique em gravar frequências, caso deseje remover as frequências de todos os alunos clique em remover frequências e para cancelar clique em cancelar.Datas em Verde significa que já tiveram a frequência lançada.

Lançar Frenq. em Planilha

Nesta opção o professor pode lançar as faltas de cada aluno nas respectivas datas das aulas.

Lançar Notas

Nesta tela o professor poderá lançar os conceitos e frequências dos alunos no final do semestre.

Diário Eletrônico

Figura 6

Mapa de frequência

Nesta opção o professor tem acesso a um documento em .pdf com a lista de todos os alunos e suas respectivas faltas(caso as faltas tiverem sido lançadas).

Total de faltas por unidade

A opção Total de faltas por unidade , é possível ver quantas vezes os aluno faltou por unidade.Lembrando que para essa função estar ativa o professor deverá configurar a turma para isso. (ver a opção configurar turma)

Diário de turma

O diário de turma é uma lista dos alunos com notas e frequências.A lista está em formato pdf.

Lista de presença

A lista de presença é o documento aonde o professor colocas as frequências por dia dos alunos.A lista está em formato pdf.

Material

Figura 7

Conteúdo

Nesta opção é possível cadastrar todo o conteúdo.Ela deve ser usada para informar o conteúdo da disciplina, essa opção fica disponível para que os alunos vejam na página principal.

Para cadastrar clique em cadastrar novo conteúdo.Na nova página que se abre insira o título, o tópico e informe o conteúdo, por fim clique em cadastrar.Nessa opção é possível formatar o texto conforme as opções do microsoft word.

Porta arquivos

Agora no SIGAA é possível colocar arquivos para que os alunos tenham acesso, como apresentações em power-point, lista de exercícios imagens e etc.

Para adicionar arquivos , vá na opção novo arquivo .Nessa nova página clique em arquivo e procure o arquivo a ser inserido e clique em abrir .Na opção pasta, indique em que pasta o arquivo deverá ficar e por fim clique em enviar arquivo .

É possível criar, alterar e remover pastas através do botão nova pasta , alterar pasta , remover pasta.

Ao clicar em associar arquivo a turma você será redirecionado a uma nova página, nessa página indique em que tópico ficará o arquivo, o nome que você deseja que os alunos vejam ao visualizar o arquivo, e uma pequena descrição.Por fim clique em associar arquivo .

Inserir Arquivo na Turma

Essa opção é uma nova forma de inserir arquivos na turma.Para inserir o arquivo clique em arquivo e selecione o arquivo a ser enviado.Indique a pasta que ficará o arquivo, o tópico de aula que estará associado ao arquivo,dê uma breve descrição , caso deseje que os alunos recebam uma notificação por e-mail marque a opção notificação por fim clique em enviar arquivo .

Referências

Nesta opção é possível cadastrar as referências bibliográfica,para isso clique em cadastrar referência. Insira Nome ou Título,Tipo ,Endereço (URL)(CASO SEJA UM SITE), em qual Tópico de Aula se refere e se preferir insira detalhes.Por fim clique em cadastrar.

Vídeos

nesta opção é possível cadastrar um video, enviando o mesmo direto do seu computador ou enviando a partir de um link externo.

Atividades

Figura 8

Avaliações

Nessa opção o usuário irá cadastrar as datas das avaliações do período,as datas das avaliações estarão dispónivel no portal discente dos alunos da turma.

Para cadastrar uma data o usuário deverá clicar em Cadastrar Data de Avaliação.Na página seguinte ele deverá dar uma descrição por exemplo, 1ª Prova de Calculo 1, o horário da prova e a data.

Enquetes

Através dessa opção o professor poderá cadastrar enquentes na turma virtual para os alunos votarem.

Para cadastrar um enquente clique em Cadastrar Enquete.Na págians eguinte, digite a pergunta da enquente,em seguida as opções de respostas.Para cadastrar mais respostas marque a opção Acrescentar Resposta.Se quiser públicar a enquete imediatamente marque a opção sim, caso contrário marque não.

O professor pode condicionar se o aluno pode ou não cadastrar enquentes.

Fórum

O fórum serve para alunos e professores debaterem assuntos virtualmente.Para isso basta clicar na opção cadastrar novo tópico.Na página seguinte coloque um título e o conteúdoe por fim clique em cadastrar.

Tarefas

O professor pode cadastrar tarefas para os alunos através dessa opção e os alunos irão mandar os arquivos para o professor através da própria turma virtual.

Configurações

Figura 9

Configurar Turma

Figura 10
  • Nesta opção é possível configurar a turma virtual.
  • O professor poderá configurar as seguintes opções.
  • Alunos podem criar fóruns? Alunos podem criar enquetes? Permitir acesso na página pública do docente? Na listagem de notas, o aluno poderá ver: apenas a sua nota ou a nota de todos Mostrar média da turma no relatório de notas?
  • Ainda é possível determinar as opções abaixo: Data de fim da 1a unidade Data de fim da 2a unidade Data de fim da 3a unidade
  • Essa opção, habilita que o sistema calcule quantas faltas cada aluno obeteve por unidade.

Importação de Dados

Nesta opção o professor pode importar dados de outra turma virtual já configurada, contanto que a mesma seja da mesma disciplina.

Permissões

Nesta tela o professor pode permitir usuários a gerenciarem a turma virtual.

Publicar Turma Virtual

nesta opção o professor pode decidir se os conteúdos da turma serão públicos para outros usuários que não estão na turma virtual.

Turma Virtual Docente