Essa funcionalidade permitirá ao usuário cadastrar requisições relacionadas a viagens, ou seja, solicitação de diárias e passagens.
Usuários Todos
Passo 1
Para realizar esta operação, o usuário deverá acessar o SIPAC → Módulos → Portal Administrativo → Requisições → Diárias/Passagens → Cadastrar Requisição (Figura 1).
Passo 2
Será exibida uma tela de cadastro com diversos campos(Figura 2), dos quais grande parte já encontram-se preenchidos automaticamente com os dados do usuário logado no SIPAC. O usuário poderá nesta tela alterar os dados bancários para recebimento, ou manter as informações bancarias sugeridas pelo sistema (dados bancários do servidor já cadastrados no sistema), conforme figura 2;
Passo 3
O usuário deverá obrigatoriamente escolher na lista apresentada no campo “UNIDADE”, a unidade de custeará as despesas relativas à solicitação que está sendo realizada, conforme mostrado na figura 3.
Passo 4
O usuário deverá preencher os dados relativos ao Roteiro da Viagem, informando os dados dos campos: (Diárias, Cidade de Realização das Missões, Data/Horário do Inicio das Atividades e Data/Horário do Termino das Atividades), conforme Figura 4.
Diárias:
100% (Diária integral) - Quando não houver custeio de hospedagem, nem de alimentação; 50% (Meia diária) - Quando houver custeio de alimentação ou hospedagem; 0% (Sem diárias) - Quando houver custeio de alimentação e hospedagem.
Cidade de Realização das Missões:
Cidade onde serão realizadas as atividades que motivaram a requisição (Conferencia, Simpósio, Reunião, Workshop, Curso, etc).
Data e Horário do Inicio das Atividades:
Informar a data e horário programadas para o inicio das atividades (Conferencia, Simpósio, Reunião, Workshop, Curso, etc).
Data e Horário do Termino das Atividades:
Informar a data e horário programadas para o Término das atividades (Conferencia, Simpósio, Reunião, Workshop, Curso, etc).
Passo 5
O usuário deverá preencher os dados relativos a todos os trechos da viagem, ou seja, todos os itinerários percorridos, compreendendo a IDA para a cidade de Destino e o RETORNO para a cidade de Origem. (figura 5)
Exemplo:
O servidor é lotado na cidade de Santana do Araguaia e deverá participar de um evento na cidade de São Paulo. considerando que o voo para a cidade de destino, partirá da cidade de Marabá/PA, e que o servidor deverá se deslocar para a cidade de Marabá de ônibus, o mesmo deverá cadastrar os trechos de viagem conforme itinerários abaixo:
Trechos à serem cadastrados:
Santana do Araguaia/PA → Marabá/PA (Ônibus) Marabá/PA → São Paulo/SP (Aéreo) São Paulo/SP → Marabá/PA (Aéreo) Marabá/PA → Santana do Araguaia/PA(Ônibus)
Todos os trechos da viagem deverão ser cadastrados sequencialmente em ordem cronológica, NÃO sendo necessário informar se o mesmo é de ida ou retorno.
Para preencher o cadastro do primeiro trecho informe:
O nome da cidade de origem (cidade de partida do primeiro itinerário) no campo “Viajar de: “;
A data e o horário da partida do primeiro itinerário;
O nome da cidade de destino (cidade de chegada do primeiro itinerário) no campo “Para: “;
A data e o horário da partida do primeiro itinerário;
Escolha o modal de transporte utilizado (aéreo, hidroviário, rodoviário, etc.);
Se for o caso, selecione as opções: “tem atividade” e “sem passagem”;
Clique em “Inserir trecho”.
Caso todos os campos tenham sido informados corretamente, o trecho será inserido e o sistema estará pronto para a inserção do próximo itinerário da viagem. Ressaltamos novamente que todos os trechos devem ser cadastrados em ordem cronológica de ocorrência. O sistema irá sugerir automaticamente a cidade de origem e as datas de partida e chegada do trecho.
Passo 6
O usuário deverá preencher obrigatoriamente preencher a justificativa da viagem, na qual deverá conter os motivos para a realização desta.
Passo 7
O usuário deverá clicar no botão “Continuar >>” para dar continuidade ao preenchimento da requisição.
Passo 8
Será exibida a tela de Justificativas da Requisição onde deve ser inserido o Tipo de Documento e o arquivo de documentação. conforme Figura 6.
Passo 9
Será exibida a tela de Assinatura de Documento, onde o usuário deve selecionar sua função e digitar sua senha para a confirmação do processo. conforme Figura 7.
Passo 10
Após assinado, a opção “Finalizar” estará disponível, conforme Figura 8.
Passo 11
Ao ser finalizado, o sistema notifica na tela o sucesso ao usuário e o mesmo informa o número da requisição, conforme Figura 9.